Friday, May 26, 2006

Rabiscos do dia 20

Sábado, 20 de Maio - Acordo às 8.30. Ainda sem perceber muito bem o que estou a fazer, levanto-me. Tomo um duche, escolho a roupa que mais me apetece vestir e tomo o pequeno almoço. Às 8.50 estou pronta para saír de casa. Volto atrás, esqueci-me dos livros - 8.52. Estou um bocado despenteada - 8.55. Toca o telefone: - Não desculpe, mas não estou interessada em nenhum produto para limpar o tecto de minha casa. (Na realidade estou-me mesmo nas tintas para se o tecto acumula pó ou não mas as regras de etiqueta impedem-me de ir straight to the point). 9.00. Parece que é desta que vou conseguir saír de casa (!). Às 9.30 chego ao instituto onde aprendo alemão. (Afinal sempre tenho a pontualidade britânica de que me ando sempre a gabar). Richtig/Falsch Übungen - 11.00. Hoje vai ser diferente. Sim, hoje estamos livres das Präpositionen e dos Konjunktiv II. Hoje vamos fazer uma visita turística pela cidade de Lisboa que é como quem diz uma Führung durch Lissabon. Em alemão, é claro... Subimos uma rua estreita. Parece que é para os lados do Bairro da Graça... Pelo menos é o que dizem... A primeira coisa que temos o "prazer" de vislumbrar são quatro pessoas a injectarem-se atrás de uma carrinha... Entreolhamo-nos e dizemos tudo sem dizermos nada... Adiante, Lisboa não é só isto... Subimos uma escadaria... Papéis de seringas... OK, adiante novamente... Próximo lance de escadas, um limão escondido numa cavidade num muro de pedra (curioso, cómico até, não fosse a finalidade daquele limão, ali escondido como se fosse uma jóia da coroa). Chegamos lá acima, tomamos um café - 12.10. É interessante observar as pessoas, os gestos, as palavras... Chegamos ao nosso Ziel - o Mosteiro de São Vincente de Fora. Bonito, sem dúvida. (Bem me parecia que nem só Daquilo vivia Lisboa). 12.45. Voltamos, pelas escadarias novamente. Uma senhora velhinha à janela, com um olhar vivido e um gesto cansado. Um sapateiro com um cãozinho minúsculo a guardar-lhe a entrada da loja. Um bando de miúdos a jogar à bola desconcentradamente concentrados em cada passe certeiro e incerto. Estamos de volta. 13.00. Foi diferente. Fui em busca das pequenas ruelas lisboetas... Trouxe comigo novas vivências, vi novos rostos, conheci novos olhares, observei novos gestos... Nem tudo o que vi foi agradável... Mas sem conhecermos o desagradável como podemos saber a essência daquilo que é agradável? É importante conhecermos novas coisas, que estão para além do nosso rotineiro e cansado dia a dia. É importante não nos cansarmos de viver, de conhecer, de descobrir. Acima de tudo, é importante não fechar os olhos e desistir...

13 comments:

jomaolme said...

Belo bocado passaste tu!
Mais uma vivência a juntar ás q já possuis!
A droga n existe só por ai!Infelizmente...
O importante é n nos deixarmos influênciar e seguir a nossa vida em frente!!

Beijokas e bom fim de semana

Ritinha said...

tens razão, é um problema que infelizmente está generalizado...

Beijinhos bom fim d semana

bonifaceo said...

Se o resto do passeio correu bem, é o que importa. Todos sabemos do problemas que é a droga, apesar de normalmente não estarmos em contacto com situações como a que descreveste.
Beijo e espero que os testes tenham ou estejam a correr bem.

_+*Ælitis*+_ said...

Guten Nacht, Rita!

Que saudades não me deste de Lissabon!!! a cada visita, cada viagem que la faço, ha sempre algo de novo a conhecer, porque tudo depende do olhar da pessoa que nos acompanha, richtig?

Pelo olhar de uma pessoa que trabalha e que quer ir rapido e ja outra que quer fazer um passeio, ou que queira ir comprar sapatos, ou que apenas que ir aquela esplanada, tudo muda.

E nos vamos evoluindo também!!

Adoro a lingua alemã, acho irresistivel. E o meu nome é alemao entao tenho de seguir tradicoes familiares, hehe!!

Tschuss!!

Jessica

asr said...

Um dia bem vivido...

Obrigado Ritinha pelas tuas visitas :)

Deixo um beijinho ***** aqui :)

Jorge Vargas said...

Ritinha, também é a primeira vez que passo pelo teu blog. Mas, como são quase 9h da manhã e é dia de trabalho, não me atrevi a ir além do teu pequeno passeio lisboeta. E sabes o que me pareceu? Que devias aproveitar enquanto tens a memória fresca para fazeres uma crónica um pouco maior, a dar-nos conta dos teus sentimentos, do que viste, sentiste, ouviste e cheiraste. Porque, pela amostra, dá a ideia de que foi uma experiência muito enriquecedora e eu, como leitor, gostava de penetrar a fundo naquelas ruelas e sentir com mais intensidade o pulsar das vidas que nelas habitam. Fazes isso, Ritinha? Eu e muitos dos teus leitores ficaríamos eternamente agradecidos.

Já agora, como descobriste o meu blog? Quanto ao "post" sobre a cerveja, é muito atípico, porque aquela não é a maneira normal de eu escrever. Só que recebi aquele texto de um amigo meu e fui na onda, até porque estava um calor de derreter tudo. Eu tenho a terrível mania de querer produzir bons textos, o conteúdo aliado à forma. Por isso, por causa dessa mania de querer ser "perfeito", tanta coisa fica por dizer, tanta coisa se perde nos labirintos do esquecimento.

Depois de leres os outros posts, tens que me dizer qual o tipo de escrita que preferes. E, se quiseres, vai até ao meu outro blog (agora abandonado, porque a letra era muito pequena e custava a ler): www.aventurasemmim.blogger.com.br

Um beijinho e mãos à obra!

Jorge

Jorge Vargas said...

Olá, Ritinha! Encontrei-te por aí, num comentário a um post no meu blog e resolvi ver se também escrevias. E acertei. Como é lógico, também é a primeira vez que te visito e, como estamos quase em cima das 14h00, apenas li o texto sobre o teu passeio. Gostei, escreves ao correr da pena. Mas, ao mesmo tempo, dei comigo a pensar numa coisa: podias ter ido mais longe. E faço uma sugestão: porque não aproveitas enquanto a memória está fresca e não fazes uma crónica mais desenvolvida, mais vagarosa, sobre o que viste, sentiste, ouviste e cheiraste nesse passeio por vidas outras? Porque, digo-te, fiquei com vontade de saber mais sobre aquela velhinha, sobre aqueles putos que jogavam à bola, sobre o café onde tomaram a bica, etc. A propósito: costumas ler as crónicas da Clara Ferreira Alves no "Expresso"?

Quanto ao meu "post" sobre as bejecas, aquele não é o meu tipo normal de escrita, que costuma ser mais densa, mais profunda. Tento sempre aliar o conteúdo à forma e fazer com que os meus leitores tenham prazer no que estão a ler. Claro que o meu talento é nulo e, nessa busca de perfeição, debato-me com frustrantes bloqueios - e, assim, tantas coisas ficam por dizer e são remetidas ao esquecimento por causa da minha mania de "escrever bem". De qualquer modo, se me quiseres descobrir um pouco mais, podes ir ao meu outro blog, que abandonei porque a letra era muito pequena e custava a ler: www.aventurasemmim.blogger.com.br

Fico à espera da tal crónica. Beijinhos para ti!

Jorge Vargas

Jorge Vargas said...

Ah! Grande figura de parvo que tenho andado a fazer. Publiquei o meu comentário várias vezes porque, quando fazia o "login and publish", parecia que ele se sumia. Só agora é que reparei no aviso de que os comentários só ficam visíveis depois de aprovados por ti. Deixa-me lá ver se há por aqui algum buraco onde me meta, tal é a vergonha. Seja como for, o comentário da tarde é ligeiramente diferente do da manhã, porque o re-escrevi de memória. Era bom que lesses os dois.

Beijinhos do

Jorge Vargas

Jorge Vargas said...

Olha, manda-me um mail com o teu, para que te possa enviar uma compilação dos meus poemas (brrrr, até estou com medo de o fazer...)

Até lá

Jorge Vargas

Ritinha said...

obrigada a todos pelos comentários, é sempre bom ouvir elogios àquilo que escrevemos ou, mesmo se não forem elogios, que sejam criticas construtivas, das quais também precisamos.
fiquei agradavelmente surpreendida com o pedido para fazer um post mais longo sobre este passeio. as razões porque não o fiz na altura são bem simples. por um lado, tive medo de que se tornasse monótono e por outro, que foi a principal razão, nao tenho tido muito tempo por estes dias por causa dos testes. mas fica prometido um post mais longo deste género!
hoje não tenho muito tempo para visitar muitos blogs, mas a partir de quarta feira prometo visitar-vos a todos!

Beijinhos e boa semana

Ritinha said...

parece que me esqueci de responder a uma pergunta. por acaso costumo ler essas cronicas sim... quanto a outra questao sobre os tipos de escrita respondo assim que tiver tempo de ler o teu blog durante algum tempo para dar uma opiniao bem fundada

beijinhos

davidmoura said...

Bom passeio .. e bom alemão já agora heheh.
Já está actualizado .. agora vai ser mais regular beijo. ;)

tulipa_negra said...

sprichst du deutsch? das ist wunderbar!!!
quanto ao passeio por lisboa, de vez em quando é bom vermos essas coisas, para termos a consciencia de que existem e é um problema a resolver.