Monday, March 27, 2006

Hoje é... Dia Mundial do Teatro...


Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho
É com enorme alegria que abro o post de hoje com uma citação de Arthur Schopenhauer sobre um dos temas que mais me fascina e me faz sonhar - o teatro. Resolvi fazê-lo não só porque hoje é Dia Mundial do Teatro mas também porque todos os dias, todas as horas, todos os minutos, todos os segundos são a ocasião certa para fazermos uma vénia ao teatro pelos momentos especiais que nos proporciona.
Porém, é importante lembrar que nem todas as pessoas gostam especialmente de ir ao teatro. Perguntam-me se é crime... Crime? Não... De facto não o é - não, não o é certamente - pois só temos a ganhar se formos ao teatro e, como é de senso comum, o crime não compensa...
Já uma ida ao teatro - difícil de encontrar algo tão compensador em termos pessoais e culturais - tem o poder de fascinar, fazer-nos sonhar, buscar quimeras... É um ambiente especial, é difícil negá-lo e é necessário que todos nós dediquemos um forte aplauso aos actores, encenadores, figurinistas e a todos os que tornam possível um bom espectáculo de teatro.
O que me entristece e revolta é não ter à vontade para brilhar em cima de um palco... E não é pela fama, é pelo sonho... Pelo sonho de poder ser 1001 pessoas, pelo fascínio de representar, pelo calor do público, pelo talento que espero ter lá no fundo... E, tão somente... pelo TEATRO...
Beijinhos a todos e, por favor, não deixem de ir ao Teatro...

8 comments:

bonifaceo said...

Li em dois blogs comentários teus, onde dizias que tinhas começado recentemente. E tal como disseste noutro post, é importante apoio ao início (e não só, sabe sempre bem uns comentariozinhos) para não desmoralizar. Eu também só comecei em Julho, e escrevo muito pouco... :D

Em relação ao teatro, quem diz que não gosta é porque talvez nunca apanhou uma boa peça, ou uma peça de acordo com os seus gostos, ou realmente não gosta, não podemos gostar todos do mesmo. Eu não tenho opinião formado porque ainda não surgiu oportunidade de ir ao teatro, mas gostava de experimentar.
Beijo.

CN said...

olá Ritinha. bem vinda a este Mundo estranho dos blogs. Aqui vais encontrar de tudo. E do teu blog, farás o que bem entenderes. Goza. Aprende, se quiseres. Bjos.

abelha maia said...

Numa fase da minha vida tive enraizada a vontade de ser actriz, precisamnete pelo que descreves neste post! A possibilidade de ser 1001 pessoas, descobrir cá dentro bem no fundo características e potencialidades que no dia a dia se me escapam. Fazer rir e fazer chorar...
É maravilhoso!

a said...

Olá Ritinha! Obrigada pela visita! Vim cá dar-te um beijinho e desejar-te felicidades! Vou passando por cá para ver o que escreves. Quanto ao Teatro... Tudo depende da peça, do elenco, etc... mas no geral gosto de ir ver uma peça de x em qd e fico com saudades qd o de x em qd é mt comprido... olha... no outro vou ao Avalanche! Beijocas

Ritinha said...

Obrigada a todos por terem comentado!Vou agora visitar os vossos blogs..E não se esqueçam..Vão ao teatro!

beijinhos

Ritinha said...

Mais uma vez obrigada a todos pelos vossos comentários...Só quero acrescentar que todos vocês enriqueceram um pouco mais a minha opinião sobre este tema. E tens toda a razão manuel, não está ao alcance de todos e é realmente importante reflectir sobre aquilo que disseste: "Representar é a vida ou na vida representa-se".
Foi bom também ler o comentário de alguém que partilha ou já partilhou a forma como nos sentimos em relação a um determinado assunto (abelha maia).
Agradável também é saber que não sou a única com pouca experiência por cá na blogosfera (bonifaceo).
É também acolhedor quando no dão as boas vindas (cn) e quando encontramos alguém com quem partilhamos o gosto pelo teatro (enquanto eu não volto).Obrigada a todos!

Beijinhos

Quimera said...

Olá :)
Primeiro queremos dar-te as boas vindas à Blogosfera!
Seguidamente, e comentando o teu excelente post, achamos que o teatro não a projecção que mereceria, sobretudo pelo preço que pratica nos bilhetes. Achamos ridículo num país que se diz "em crise" o preço dos bilhetes para o teatro ser tão alto, afastando assim as pessoas deste tipo de "programa cultural" e obrigando-as a recorrer a alternativas mais em conta, como o Cinema.
Parabéns pelo excelente texto, e boa sorte para o futuro do teu Blog.
Beijos

joão said...

Boas vindas de um principiante, também. Quando comecei nem sabia bem o que esperar, mas andando se faz caminho. O que posso dizer é que há alguma magia nesta coisa das palavras que cruzam o éter. Cada um à sua maneira vai deixando pegadas. Nem sei dizer se nos vamos conhecendo, ou se vamos conhecendo o nosso reflexo...um pouco como no teatro. Mas nem sei se é tão importante. Lembro-me sempre de alguém que tornava todos os factos em acontecimentos. Por vezes uma forma bem mais encantatória de ver a vida. Ou mesmo um treino de encantamento.

Bj